Você sabia que a mulher só conseguiu abrir uma conta bancária em seu nome, sem autorização do esposo, na década de 60? Pois é, essa e tantas outras conquistas são muito recentes.
Por isso, muitas mulheres são rotuladas negativamente como ambiciosas ou competitivas quando falam de dinheiro perto de homens. A crença de que essas são características proibidas às mulheres faz com que não aconteça uma relação saudável com a vida financeira.
A liberdade financeira dá o direito de tomar decisões que não envolva apenas o dinheiro em si, como as relações afetivas, opções de moradia, profissão, comemorações, autoestima, entre outros.
Não podemos negar a realidade de que vivemos em um mundo capitalista e que grande parte das nossas horas são investidas para que se obtenha dinheiro como retorno, por isso, olhar de frente para esse assunto, sem romantizações e preconceito dará melhores opções de escolha.
A insegurança da mulher em lidar com o dinheiro vem principalmente da cultura machista em que apenas o homem se revela como um profissional. Tendo como consequência a falta de uma divisão igualitária das tarefas cotidianas na estrutura familiar.
Mesmo tendo a administração com o dinheiro há pouco tempo, pesquisas apontam que as mulheres sabem realizar uma melhor gestão do dinheiro do que os homens:
- As mulheres tem melhor avaliação de risco;
- Pesquisam mais antes de tomar uma decisão;
- Possuem maior capacidade de resistência e pensamento a longo prazo;
A educação financeira e o processo de autoconhecimento é extremamente importante. Não se conhecer e não saber lidar com as finanças pode fazer com que o futuro da mulher esteja em risco, já que o endividamento por gastos emocionais desnecessários e falta de investimento no futuro é recorrente no histórico da mulher que não se conhece e não conhece o seu dinheiro.
Para sair dessa situação, é fundamental contar com a ajuda de outras mulheres. Conversem sobre dinheiro, investimento, trabalho, profissão… Incentive e seja inspiração!
Precisamos desconstruir o estereótipo de que os homens são racionais e as mulheres são emocionais.
Você tem tratado você e o seu dinheiro bem?
“A autossuficiência econômica é necessária para a libertação das mulheres.”