Blog

Memória operacional e aprendizagem no desempenho escolar

Muitos estudantes desabafam sobre estudar algo e esquecer logo após a prova ou não lembrar do que foi “decorado” no dia da apresentação.

Temos dois tipos de memória, a memória a curto prazo, que também pode ser conhecida como operacional ou memória de trabalho, e a memória de longo prazo. Mas, nesse post o foco será na memória de curto prazo e a sua importância para a aprendizagem. Talvez, possa te ajudar a entender como melhorar no estudo e realmente absorver o que está sendo estudado.

A memória operacional é o lugar onde armazenamos uma capacidade limitada de dados por curto período e de realizar operações mentais com o conteúdo armazenado. Um exemplo que prático é decorar o nome de uma rua, ou uma sequência de números e esquecer, às vezes, até no mesmo dia.

Essa memória também é responsável por manter e organizar as informações e permite que essas informações sejam utilizadas durante o raciocínio.

Ao estudar um conteúdo novo, o cérebro entende inicialmente como um material para ficar na memória operacional e ser esquecido em breve. Como fazer com que o que foi aprendido vá para a memória a longo prazo?

O processo de memorização ocorre por meio de três estágios:

  1. Receber informações pelas vias sensoriais e criar um padrão de assimilação das informações;
  2. Armazenar e dependendo da assimilação, reter as informações;
  3. Recuperar ou evocar a informação que foi armazenada.

Porém, ao estimular a memória operacional e fazer atividades que promovam o exercício, é possível desenvolver novas habilidades e uma maior concentração nas atividades exigidas.

Alguns exercícios: jogo da memória, quebra-cabeça, sudoku, entre outros.

O déficit na memória operacional pode causar problemas no processo de aprendizagem escolar, como: dificuldade de atenção, concentração e foco ou dificuldade de aprendizagem.

A matemática, por exemplo, é uma matéria em que o estudante pode apresentar dificuldade de absorção no conteúdo quando a memória operacional não está desenvolvendo bem o seu papel.

Por isso, ao estudar um novo conteúdo, observe se seu nível de concentração está adequado para que a memória operacional consiga assimilar essa informação com alguma já familiar e assim, absorver esse novo aprendizado e não descarta-lo após o momento de estudo 😉

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *