Blog

Ocitocina: o hormônio do amor

Melhora das habilidades sociais

A ocitocina é um hormônio que favorece muito o nosso desejo para contatos sociais, e sem desconsiderar os outros neurotransmissores que interagem entre si e a própria personalidade e aspectos sociais em que cada um é inserido.

Alivia o estresse

Por promover sensações de bem-estar,favore à diminuição do estresse, assim como sintomas de ansiedade em alguns casos.

Induz o sono

Junto com a melatonina e serotonina, a ocitocina favorece a indução do sono devido à sensação de relaxamento que o estado de bem-estar pode proporcionar.

Responsável pelo parto e puerpério

Durante o trabalho de parto, o nível de ocitocina no organismo é alto e após o nascimento do bebê, a ocitocina continua agindo no organismo, nas contrações uterinas, para diminuir a hemorragia. O nível de ocitocina também aumenta significativamente em quem opta pela amamentação.

Promove memórias

As memórias são promovidas a partir das emoções que surgem durante os acontecimentos. Como a ocitocina aumenta as sensações afetuosas e de bem-estar, em algumas situações, o estímulo a criação de novas memórias podem ocorrer se houver um aumento de ocitocina durante alguma experiência.

Estimula a gentileza e generosidade

Níveis regulares de ocitocina é capaz de afetar o senso de generosidade, tornando as pessoas mais efetivas e em relacionamentos mais afetuosos. Ou seja, quanto mais atos de generosidade, maior a liberação de ocitocina no corpo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *