Blog

Como é sua relação com a internet? É saudável ou prejudicial?

Como você usa as suas redes sociais? Usa durante as brechas das atividades ou precisa atualizar várias vezes durante o dia? Ao sair com os amigos, consegue se desconectar e aproveitar ou não deixa o celular de lado e fica em “dois lugares ao mesmo tempo”? Se você ainda não se fez estas perguntas, com o uso cada vez mais frequente, se faz urgente.

Existe um limite bem estreito que leva para curiosidade e querer estar sempre bem informado ou pela sensação de não poder perder nada que está acontecendo no mundo e na vida de pessoas que lhe interessam. O famoso F.O.M.O.

Fear of missing out ou medo de perder algo é o termo que se dá a uma devida ansiedade como um dos principais sintomas por não conseguir acompanhar as atualizações e manter-se sempre conectado às redes sociais.

Segundo uma pesquisa feita pela Common Sense Media, em média 210 milhões de pessoas no mundo podem ter algum nível de vício em mídias sociais.

Em 2021, pessoas entre 40 e 44 anos de idade passaram a maior quantidade de tempo em redes sociais comparado as outras idades.

Em todas as faixas etárias, estima-se que cada usuário possui em média 9 contas em redes sociais (contando e-mail e apps de conversas). Em 2013 a estimativa era de 4 contas por usuários.

Em alguns países como os EUA, China, Coreia do Sul e Taiwan, a dependência da internet já é considerada um problema nacional, gerando preocupações e intervenções governamentais em seu combate como séria questão de saúde pública.

No Brasil, pesquisas já foram iniciadas para que o tratamento seja incluído dentro das políticas públicas.

A decisão de sempre priorizar as redes sociais e jogos costuma prejudicar o desempenho escolar ou profissional, afastamento de familiares, amigos e relacionamentos afetivos. Além de considerar abandonar as atividades que se fazia antes.

Hoje, as redes sociais e celular é uma extensão do sujeito, não há como negar. Mas, cumprindo a rotina, somado as atividades de lazer, o resultado é um equilíbrio do seu bem-estar entre vida online e offline.

A auto observação é importante para avaliar se o consumo está adequado a sua rotina. Depois de avaliar, é mais fácil decidir o que fazer a partir disso.

É importante aprender a se desconectar para garantir maiores acontecimentos fora da tela, mesmo que sejam postados nas redes sociais depois.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *