Blog

Por que perdemos a linha de raciocínio?

Na verdade, o problema acontece devido a nossa falta de atenção…

Antes de virar memória, qualquer coisa nova deve passar pelo filtro da atenção, que seleciona o que entra, mas, como somos limitados, não conseguimos ter atenção em exatamente tudo que queremos e deixamos passar algumas informações. É aí que nasce essas “lacunas”, faltando algumas informações que juramos ter revisado.

Sim, revisamos o que foi absorvido pela memória, mas sem a devida atenção como as outras informações, seja por distração ou na maioria das vezes, por cansaço!

Vale lembrar que esse tipo de apagão é diferente dos causados pelo álcool, que afeta memórias consolidadas, ou pela ansiedade onde o cérebro entende o nervosismo como ameaça e a concentração vai toda para o combate.

Os aliados para uma absorção mais completa são: sono em dia, boa alimentação e atividade física.

Nenhuma novidade, né? Repetitivo, mas, não tem jeito, é o básico que funciona. Esses três ajudam no controle do nervosismo e mantém boa oxigenação no cérebro, essenciais para a atenção e memória.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, ingerir substâncias estimulantes, como energético ou cafeína, no caso das pessoas que sofrem com a ansiedade elevada, pode piorar a memória e concentração, além de uma sobrecarga cognitiva.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *